Para quem o café é contraindicado? Especialistas revelam
Apesar dos benefícios à saúde, é importante estar ciente dos possíveis riscos associados ao consumo excessivo ou em certas situações
Muito comum nos lares brasileiros, o café é uma bebida capaz de trazer diversos proveitos para a saúde. Além de ser rico em polifenóis, ajudando a reduzir o risco de doenças crônicas e a proteger as células do estresse oxidativo, o ingrediente ainda é fonte de vitaminas do complexo B, potássio e manganês.
A cafeína também pode aumentar o estado de alerta e a concentração, bem como induzir a produção de hormônios ligados à sensação de prazer e de bem-estar em algumas pessoas.
Cuidados
Outros benefícios para a saúde como um todo são encontrados no café. No entanto, sua ingestão exige cautela. Para a nutricionista Amanda Figueiredo, é importante estar ciente dos possíveis riscos associados ao consumo excessivo ou em certas situações.
A especialista adverte também que a cafeína pode aumentar temporariamente a pressão arterial. Logo, quem tem hipertensão deve monitorar o consumo, pois o excesso pode agravar a condição.
Já indivíduos com transtornos de ansiedade, insônia ou distúrbios do sono podem sofrer com os efeitos estimulantes do café, que é capaz de intensificar a agitação, irritabilidade e dificuldade para dormir, conforme elucida Amanda.
Fique atento.
Fonte: metropoles.com